quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PARA QUE EXISTE UM PADRÃO DA RAÇA?

Os padrões foram escritos através das primeiras pessoas interessadas numa certa seleção de um numero de cães da mesma tipicidade e caráteristicas, e para exercitar uma certa função de trabalho especifico.
Este “padrão”, uma vez aprovado pela FCI ( Federação Cinológica Intenational ) através de solicitação do país de origem, será registrado e publicado.
Os padrões originalmente são editados na língua do país origem da raça e em francês – língua oficial da Bélgica – matriz da FCI.
Traduções para outras línguas e a responsabilidades de cada entidade associado, membro da FCI, em nosso caso a CBKC.

O padrão internacional se faz necesário para podermos manter uma raça especifica.

  • PROPORÇÕES IMPORTANTES

De perfil, o comprimento do corpo, da ponta dos ombros até a ponta da garupa, é ligeiramente maior que a altura na cernelha. A distância da ponta do nariz ao stop é igual à distância do stop ao occipital.

  • CABEÇA

Crânio: de tamanho médio e proporcional ao corpo; ligeiramente arredondado no topo e afilando gradualmente desde seu ponto mais largo em direção aos olhos. Stop: bem definido.

  • REGIÃO FACIAL

Trufa: preta nos exemplares de cor cinza, castanhos ou pretos; fígado nos cães de cor cobre; pode ser de cor de carne em cães branco puro. O "nariz de neve" rajado de rosa é também aceito.
Focinho: de tamanho médio e de largura média, afilando gradualmente para a trufa, sem ser pontudo ou quadrado. A cana nasal é reta do stop à ponta do nariz.
Lábios: bem pigmentados e ajustados.
Maxilares / Dentes: fechando em tesoura.
Olhos: amendoados, moderadamente afastados e sutilmente oblíquos. A cor dos olhos pode ser marrom ou azul; aceitam-se os olhos de cores diferentes ou um olho particolorido. A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa.
Orelhas: tamanho médio, triangulares, de inserção alta e próximas. São espessas e bem revestidas de pêlos, levemente arqueadas em sua parte posterior e rigidamente empinadas, com as pontas ligeiramente arredondadas.
Pescoço: de comprimento médio e portado erguido, orgulhosamente, quando o cão está em stay. No trote, o pescoço se estende de maneira que a cabeça seja portada ligeiramente para a frente.
FALTAS: · Crânio: cabeça grosseira ou pesada; cabeça muito cinzelada; Stop: insuficiente; Focinho: muito pontudo ou grosseiro; ou muito curto ou longo; Maxilares/Dentes: qualquer mordedura que não seja em tesoura; Olhos: de inserção oblíqua ou muito próximos. olhos redondos; Orelhas: muito grandes em proporção à cabeça; muito separadas; insuficientemente eretas.

  • TRONCO:

Dorso reto e forte, com a linha superior nivelada desde a cernelha até a garupa. De comprimento médio, sem ser curto ou excessivamente longo.
Lombo: é tendido e seco, mais estreito que o tórax e, no ventre, é ligeiramente esgalgado. Garupa: está inclinada em relação à coluna vertebral, porém, nunca tão inclinada a ponto de comprometer a propulsão dos posteriores.
Peito: profundo e forte, sem ser muito largo; seu ponto mais baixo situa-se logo atrás e no nível dos cotovelos. Costelas bem arqueadas, desde a espinha dorsal, porém, achatando-se nos flancos, de modo a proporcionar liberdade de movimento.
FALTAS: Pescoço: muito curto e grosso; pescoço muito longo; Dorso: frágil ou selado; dorso carpeado; linha superior inclinada; Peito: muito largo; costelas em barril, sem curvatura ou fracas; Cauda: quebrada ou enrolada,deitada acimo do dorso, excessivamente emplumada; de inserção muito alta ou baixa.


  • CAUDA:

Bem revestida, com a forma da cauda da raposa, e inserida logo abaixo do nível da linha superior. Usualmente portada acima da linha do dorso, fazendo uma graciosa curva em foice, quando o cão está em atenção, sem enrolar para os lados, nem achatar-se sobre o dorso. Em repouso, o normal é a cauda ficar caída. Pêlos, de comprimento médio, aproximadamente, do mesmo tamanho em todas as direções, conferindo o aspecto de uma escova redonda.
FALTAS: Cauda: quebrada ou enrolada,deitada acimo do dorso, excessivamente emplumada; de inserção muito alta ou baixa.


  • MEMBROS Anteriores:

Vistos de frente, em stay, os membros são moderadamente afastados, paralelos e retos A ossatura é substanciosa, sem ser pesada. O comprimento do membro, do cotovelo ao solo, é ligeiramente maior que a distância do cotovelo à cernelha. Ergôs nos anteriores podem ser removidos.

Ombros: a escápula é bem angulada. O braço é ligeiramente oblíquo para trás, desde a ponta do ombro até o cotovelo, e nunca é perpendicular ao solo. Os músculos e os ligamentos que seguram os ombros no tórax são firmes e bem desenvolvidos.
Cotovelos: rentes ao corpo e não virando nem para dentro, nem para fora.
Articulação do carpo: forte e flexível.
Patas: de tamanho médio; ovais, sem serem longas; compactas e bem revestidas de pêlos entre os dedos e almofadas plantares. As almofadas são bem acolchoadas com a sola resistente. Em "stay", as patas ficam corretamente direcionadas para a frente.
FALTAS: · Ombros: retos ou soltos; Anteriores: metacarpos fracos; ossos muito pesados, muito estreitos ou separados na frente; cotovelos soltos; Posteriores: joelhos retos; jarretes de vaca; posteriores muito fechados ou abertos; Patas: fracas ou espalmadas; dedos desviados para dentro ou para fora; patas muito grandes e grosseiras, muito pequenas e delicadas( pata de lebre- pata de gato)


MOVIMENTAÇÃO:

A movimentação característica do Husky Siberiano é suave e aparentemente sem esforço. É rápida e ligeira sobre suas patas. Quando apresentado em exposições, deverá sempre ser de guia solta. Mostra um trote moderadamente rápido, exibindo assim um bom alcance nos anteriores e boa propulsão nos posteriores. Quando visto de frente e de trás, enquanto caminha, o Husky Siberiano não converge os membros numa trilha única (single tracking), mas à medida que a velocidade aumenta, os membros convergem gradualmente até que as almofadas plantares pisem sobre uma linha diretamente abaixo do centro longitudinal do corpo. Conforme as pegadas convergem, os anteriores e os posteriores movimentam-se para a frente sem que nem os cotovelos, nem os joelhos virem para dentro ou para fora. Cada membro posterior se move para alcançar a pegada do anterior do mesmo lado. Enquanto o cão está em movimento, a linha superior permanece firme e nivelada.
FALTAS: passada curta, saltitante ou arritmada; bamboleante; movimento cruzado ou movimentação de caranguejo,movimentação aparencendo muito esforço.


PELAGEM

Pêlo: a pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio e de aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. O subpêlo é macio e denso, de comprimento suficiente para suportar a pelagem de cobertura. Os pêlos de cobertura são retos e suavemente assentados, mas nunca ásperos ou eriçados. Deve-se notar que a ausência de subpêlos durante a época da muda é normal. É permitido aparar os bigodes e os tufos entre os dedos e ao redor das patas para exibir um aspecto mais limpo. Em qualquer outra parte do cão, a tosa não deve ser tolerada, devendo ser severamente penalizada.
FALTAS: · Pelagem: longa, áspera ou felpuda; textura muito áspera ou sedosa; trimming na pelagem, exceto nas patas e/ou bigodes.


  • COR:

Todas as cores são permitidas, desde o preto até o branco puro. É comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo muitas combinações não encontradas em outras raças.

  • TAMANHO

Altura na cernelha:

  1. Machos: 53,5 cm a 60 cm. -
  2. Fêmeas: 50,5 cm a 56 cm.

  • Peso:
  1. Machos: 20,5 kg a 28 kg.
  2. Fêmeas: 15,5 Kg a 23 kg.

O peso é proporcional à altura. As medidas mencionadas acima representam os limites extremos de altura e peso, sem dar preferência a nenhum dos extremos. Qualquer aparência de excessiva ossatura ou peso deve ser penalizada.
FALTAS:Desqualificante -· Machos, acima de 60 cm e Fêmeas



Andar correto





Nenhum comentário: